logo-site-1

Cristão, não pode se deixar intimidar pelos que se opõem evangelho.

51

Cristão, não pode se deixar intimidar pelos que se opõem evangelho.

A Bíblia encoraja o cristão a não se intimidar diante dos que se opõem à fé evangélica e apresenta a seguinte razão (Fp 1.28): e que em nada estais intimidados pelos adversários. Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus. E, embora o cristão tenha a fé evangélica como prova de sua salvação, porque ela é dom de Deus para os que ele quer salvar, eu suspeito que essa seja a sua maior fraqueza, qual seja, o medo de manifestar ou defender a sua fé diante da hostilidade do mundo.

Quando os cristãos são lembrados de exercer a sua missão de evangelizar o mundo, logo vem à mente o medo de pregar o evangelho. Isso acontece porque a maioria dos cristãos tem colocado a sua confiança neles mesmos e não em Deus. Foi o próprio Jesus quem disse (Mt 28.20): Eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Além disso, muitos ainda não têm uma visão amadurecida do reino de Deus na terra.

Mas Paulo apresenta a solução para esta situação em Filipenses 1.28, quando diz que não há motivo para os cristãos ficarem intimidados diante dos opositores do evangelho, que é a base da fé deles. O evangelho de Jesus Cristo é a própria salvação de todo cristão, ele é a boa nova. Paulo diz que
para eles [opositores] isso é sinal de destruição, mas para vocês, de salvação, e isso da parte de Deus.

Quem crê no evangelho de Cristo, já tem a plena certeza da sua salvação, porque ele é o poder de Deus para a nossa salvação. Na carta de Paulo aos cristãos romanos (Rm 1.16) ele disse: Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. A lição mais importante aqui é que, para todos os efeitos, todo aquele que já entregou sua vida para Jesus, pela fé no evangelho, já tem a garantia da vida eterna com o Senhor no Novo céu e na Nova terra. João 5.24: Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e
crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.

É por essa razão que o apóstolo encoraja os cristãos filipenses, dizendo que eles devem enfrentar a oposição por causa do evangelho com otimismo em fé e união firmes. Desta forma deve proceder, também, todo cristão nos dias de hoje, para desencorajar a falsa confiança dos opositores do evangelho. Em 1 Coríntios 16.13 Paulo ainda diz: Sede vigilantes [está alerta], permanecei firmes na fé [resoluto, convicto], portai-vos varonilmente [agir corajosamente], fortalecei-vos. 14 Todos os vossos atos sejam feitos com amor.

Para o mundo, o evangelho é sinal de destruição. É loucura, conforme a declaração bíblica em 1 Coríntios 1.18: Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. Para o cristão genuíno é sinal ou prova da sua salvação. O cristão convertido precisa agir em defesa do evangelho, e precisa colocar a sua confiança em Deus que lhe deu o seu evangelho salvador e prometeu estar com ele todos os dias, especialmente, no cumprimento da missão do Ide.

A oposição do mundo ao evangelho não deve ser surpresa para os cristãos, pois a Palavra de Deus já traz este alerta. Nas palavras de Jesus ele diz em João 16.32-33: Eis que vem a hora e já é chegada, em que sereis dispersos, cada um para sua casa, e me deixareis só; contudo, não estou só, porque o Pai está comigo. 33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

Paulo afirma (2Tm 3.12): Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 13 Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. Viver piedosamente é viver pela fé no evangelho, e viver no evangelho é viver na verdade. Isto é motivo de consolo e alegria. Porém os opositores vivem no engano. Assim vive o mundo
em volta dos cristãos, vivem em trevas. Mas o cristão é a luz de Deus no mundo e ele deve continuar glorificando a Deus no mundo, manifestando e defendendo a fé evangélica com firmeza e com destemor.

Fale

Conosco

Contato

11 4352-3225

E-mail

contato@ipbjardimipe.com.br

Visite-nos!

Rua dos Baobás, 118 - SBC

Gostaria de fazer parte?